TV digital chega a Cascavel

Com início da operação, TV Tarobá será a de maior alcance em todo o estado do Paraná.

Sr Beto Richa, Governador do Paraná e Diretores da TV TAROBÁ - Sr Everton, Sra Reni, Sr Ederson e Sr Eduardo Muffato

A TV Tarobá, afiliada da Band em Cascavel (PR), inicia oficialmente a partir desta quinta-feira (24) sua transmissão em alta definição. Com a migração para o novo sistema, aproximadamente 3 milhões de telespectadores em 166 municípios serão beneficiados pela nova tecnologia, fazendo da emissora a de maior alcance em todo o estado. Em Londrina, a afiliada já transmite em full HD desde março de 2010, cobrindo cerca de um milhão de habitantes em 32 municípios.

Segundo o gerente de expansão da emissora de Cascavel, Lobato Fonseca, cerca de R$ 4 milhões foram investidos para adaptar as plataformas de produção e transmissão ao sistema digital. “Na primeira etapa do projeto investimos na compra de equipamentos para a produção de conteúdos em HD; na sequência trabalhamos na adequação de toda infraestrutura da emissora e instalação de aparelhos para a transmissão digital”, explica.

Com todo o sistema instalado, a próxima etapa do projeto será investir em conteúdos locais produzidos em alta definição. De acordo com Sidmar Pommer, gerente de programação e operações da emissora, até o final de março alguns programas gravados já deverão ser produzidos na nova plataforma. Programas ao vivo deverão ser produzidos em alta definição até o final do ano.

Para ele, o início da programação digital também deverá movimentar o mercado publicitário, interessado em divulgar serviços e produtos com melhor qualidade de som e imagem. “Naturalmente o interesse dos anunciantes deverá ser maior. Um dos motivos para isso está na recepção do sinal em dispositivos móveis, o que potencializa o número de pessoas atingidas pelas campanhas publicitárias”, explica Pommer.

A grade de programação da emissora segue inalterada e pode ser assistida pelo canal 6 (analógico) ou 6.1 (digital). No espectro UHF, pode ser sintonizada pelo canal 36.