Antena UHF

Para ter a melhor imagem na sua casa, você não precisa de muita coisa para receber o sinal da TV Digital ABERTA. Basta um conversor de TV Digital ou um televisor que já tenha o conversor embutido, que geralmente são os modelos fabricados a partir de 2010, e uma boa antena UHF.

Há vários tipos de antenas UHF e vamos explicar todos eles.

O primeiro tipo é a antena UHF externa.

Essas antenas são as mais usadas em casas. Os modelos mais comuns são: a antena LOG PERIÓDICA, YAGI e a “BOCA DE JACARÉ” e você não precisa mais do que isso para receber o sinal de TV Digital na sua casa.
yagi-log-periodicas-boca-jacare

 


Clique para ampliar


Agora que você já conhece os tipos de antenas externas que pode instalar em sua residência, preste atenção: há empresas e lojas que oferecem antenas amplificadas ou antenas externas especiais para TV Digital que custam muito mais caro e não oferecem boa qualidade de imagem. Para receber o sinal da TV Digital ABERTA você não precisa de antena especial. Você só precisa comprar uma antena UHF comum e mais nada.

De forma geral, as duas antenas que mostramos apresentam desempenhos semelhantes e você não notará diferença. Porém, para condições mais específicas – caso sua residência esteja extremamente distante da torre de transmissão – um tipo de antena pode ser melhor que o outro. Nesse caso, contate um instalador de antenas de sua confiança.

Independentemente da antena ser uma log periódica ou uma “boca de jacaré”, é importante que seja de boa qualidade. Observe se a construção da antena é robusta e se todas as peças estão fixadas firmemente, pois é um equipamento que ficará fora da sua casa e sofrerá a ação do sol, chuva, vento e outros fatores climáticos. Por este motivo, a fixação da antena deve ser muito bem-feita.
Antena Base

A localização da antena é muito importante. Ela deve ser instalada em um local sem obstáculos, próximo (prédios, muros, árvores etc.), para captar melhor o sinal da TV Digital. Caso exista obstáculos próximos à antena, ela deve ser posicionada mais alta ou em outro lugar.

Ao instalar uma antena externa, não esqueça que o cabo da antena também deve ser de boa qualidade. Os mais recomendados são os do tipo RGC-59 ou RG-6 facilmente encontrados nas lojas de materiais de construção ou nas lojas especializadas.

PA101377
Clique para ampliar

Mas, atenção: ao comprar o cabo RGC-59 ou RG-6 certifique-se que ele tenha, no mínimo, 70% de malha. Se você tem dúvidas quanto ao tipo de cabo que deve usar, peça auxílio ao vendedor ou a um antenista de sua confiança, pois cabo de antena de boa qualidade é muito importante para que você tenha uma boa imagem em seu televisor.

Também é necessário usar conectores apropriados para conectar a antena ao conversor. Esses conectores devem estar bem firmes e não podem estar frouxos, pois podem gerar problemas para receber o sinal da TV Digital.

PA101377
Clique para ampliar


Mas, se você vive em um prédio a melhor solução é usar a antena coletiva. Se você já conectou o conversor no cabo da antena coletiva e não consegue receber o sinal da TV Digital ABERTA, verifique com o síndico ou zelador as condições da antena coletiva. É direito seu ter a opção de assistir à TV sem precisar pagar por uma assinatura.

antena-espelho
Clique para ampliar

Se você vive próximo a uma antena de transmissão de TV é provável que você possa receber o sinal da TV Digital ABERTA usando uma antena interna. É muito simples de instalar. Basta conectar no seu conversor digital ou na sua TV e fazer a atualização dos canais. Você deve, preferencialmente, posicionar a antena interna próxima a uma janela.


DSC01720
Clique para ampliar

Caso você não saiba se vive próximo a uma antena de transmissão, pergunte aos vizinhos ou contate a emissora local.

Viu como é simples assistir à TV Digital ABERTA? Você não precisa de muita coisa para ter uma imagem de cinema sem ter de pagar a entrada!

Mas, se tiver dúvidas quanto à instalação da antena ou não tenha o costume de usar ferramentas, não deixe de contatar a emissora local ou um instalador de antenas de sua confiança.

Bom divertimento!